Como fazer a manutenção preventiva do seu projetor?

Para que o seu projetor tenha uma vida útil longa é importante a realização da manutenção preventiva.

Isso ajuda a diminuir incidentes no momento em que for usar o aparelho. Em comparação ao valor de um equipamento novo, a manutenção tem um preço muito inferior, o que evita prejuízos.

Mas como fazer a manutenção preventiva? Há empresas especializadas que provém esses serviços, assim como o mecânico de carros. Os técnicos qualificados que conseguem diagnosticar o que é necessário.

Além disso, nós, como proprietários do projetor, também podemos realizar a manutenção preventiva, porém, não mexendo na parte interna do aparelho e sim, praticando as dicas abaixo.

Limpeza dos filtros

Um dos fatores que prejudicam o funcionamento do projetor é a falta de limpeza em seus filtros. É recomendado que essa limpeza seja feita no máximo a cada 500 horas ou 3 meses de uso.

Cuidado ao desligar o aparelho

É importante que, antes de desligar o aparelho por completo, seja apertado o botão de stand-by e sejam aguardados três minutos. Isso fará com que o sistema de ventilação esfrie a lâmpada, conservando sua vida útil por mais tempo.

Sujeira ao mexer no foco

Caso você perceba que, ao mexer no foco do projetor, há pigmentos rosas ou pontos pretos, é necessário que seja levado a um técnico especializado, pois é provável que o aparelho esteja com fungos ou sujeira que, a longo prazo, podem causar danos irreversíveis como superaquecimento, perda do cristal, entre outros problemas.

Guarde o projetor de maneira adequada